Estrangeiros acolhendo estrangeiros

Bíblia em um ano: Salmos 1–3; Atos 17:1-15

…amem-nos como a si mesmos. Lembrem-se de que vocês eram estrangeiros […] na terra do Egito… vv.33,34

Escritura de hoje:

Quando meu marido e eu nos mudamos para ficar perto da irmã dele, não sabíamos onde iríamos morar ou trabalhar. Uma igreja local nos ajudou a achar uma casa contendo muitos quartos para alugar. Poderíamos morar em um e alugar os outros para estudantes estrangeiros. Nos anos seguintes, éramos estrangeiros acolhendo estrangeiros: compartilhávamos a nossa […]

Quando meu marido e eu nos mudamos para ficar perto da irmã dele, não sabíamos onde iríamos morar ou trabalhar. Uma igreja local nos ajudou a achar uma casa contendo muitos quartos para alugar. Poderíamos morar em um e alugar os outros para estudantes estrangeiros. Nos anos seguintes, éramos estrangeiros acolhendo estrangeiros: compartilhávamos a nossa casa e refeições com pessoas de todas as partes do mundo. E recebíamos dezenas de estudantes todas as noites de sexta-feira, para estudos bíblicos.

O povo de Deus sabe o que significa estar longe de casa. Por séculos, os israelitas foram estrangeiros e escravos, no Egito. Em Levítico 19, além de orientações como: respeitem aos pais e não roubem (vv.3,11), Deus os relembra a cuidar com empatia os estrangeiros, pois eles já sabiam o que significa ser estrangeiro e sentir medo (vv.33,34).

Embora nem todos nós, cristãos, tenhamos vivido o exílio literal, somos “estrangeiros” na Terra (1 Pedro 2:11) — somos forasteiros porque nossa lealdade é com o reino celeste. Somos chamados a criar uma comunidade hospitaleira — estrangeiros acolhendo estrangeiros na família de Deus. A hospitalidade que experimentamos nos ensinou a estender isso aos outros — e isso é a base de ser a família de Deus (Romanos 12:13).

Por:  Amy Peterson

Refletir & Orar

Deus, obrigado por nos acolheres em Tua família e na comunidade da fé. Dá-nos corações e lares que também sejam acolhedores.
Abram sua casa de bom grado para os que necessitam de um lugar para se hospedar. 1 Pedro 4:9