Consolo de um amigo

Bíblia em um ano: Jó 1–2; Atos 7:22-43

Não disseram nada, pois viram que o sofrimento de Jó era grande demais. v.13

Escritura de hoje:

Li sobre uma mãe que ficou surpresa ao ver a filha chegar da escola enlameada da cintura para baixo. A menina explicou que uma amiga tinha escorregado e caído em uma poça de lama. Enquanto outra colega correu para buscar ajuda, a garota ficou com pena da amiga sozinha segurando a perna machucada e resolveu […]

Li sobre uma mãe que ficou surpresa ao ver a filha chegar da escola enlameada da cintura para baixo. A menina explicou que uma amiga tinha escorregado e caído em uma poça de lama. Enquanto outra colega correu para buscar ajuda, a garota ficou com pena da amiga sozinha segurando a perna machucada e resolveu sentar-se na poça de lama com a menina até que um professor chegasse.

Quando Jó experimentou a perda devastadora de seus filhos e foi afetado por dolorosas feridas em todo o corpo, o sofrimento foi monstruoso. A Bíblia relata que três de seus amigos queriam consolá-lo. “Quando viram Jó de longe, mal o reconheceram. Choraram alto, rasgaram seus mantos e jogaram terra ao ar, sobre a cabeça. Depois, sentaram-se no chão com ele durante sete dias e sete noites. Não disseram nada, pois viram que o sofrimento de Jó era grande demais” (vv.12,13).

No início, os amigos de Jó demonstraram compreensão. Perceberam que Jó precisava simplesmente de alguém para sentar-se ao lado dele e chorar. Os três homens começam a falar nos capítulos seguintes. A ironia é que, ao falarem, deram maus conselhos a Jó (16:1-4).

Com frequência, o melhor que podemos fazer para consolar um amigo é permanecer ao seu lado em seus sofrimentos.

Por:  Lisa M. Samra

Refletir & Orar

Pai celeste, ajuda-me a ser um bom amigo aos que sofrem. Obrigado por Tua promessa de estar perto de quem sofre e trazer encorajamento através de Teu Santo Espírito.
A presença de um amigo em meio ao sofrimento traz grande consolo.