Acalmando a crítica

Bíblia em um ano: Esdras 9–10; Atos 1

Então orei: “Ouve-nos, nosso Deus, pois estamos sendo ridicularizados…”. v.4

Escritura de hoje:

Participo de uma equipe que realiza um evento anual. Durante 11 meses, revemos detalhes: escolhemos data, local; fixamos o valor do ingresso; selecionamos desde vendedores de alimentos a técnicos de som. Com a proximidade do evento, respondemos as perguntas da comunidade e damos orientações. Depois, coletamos opiniões. Algumas boas, outras difíceis de ouvir. Recebemos elogios […]

Participo de uma equipe que realiza um evento anual. Durante 11 meses, revemos detalhes: escolhemos data, local; fixamos o valor do ingresso; selecionamos desde vendedores de alimentos a técnicos de som. Com a proximidade do evento, respondemos as perguntas da comunidade e damos orientações. Depois, coletamos opiniões. Algumas boas, outras difíceis de ouvir. Recebemos elogios e reclamações. As reações negativas podem ser desanimadoras e, às vezes, nos tentam a desistir.

Neemias também recebeu críticas durante a reconstrução dos muros de Jerusalém. Zombaram dele e de sua equipe, dizendo: “Basta uma raposa subir lá, e esse muro de pedra desaba” (v.3). A reação dele às críticas ajudam-me a lidar com a minha situação: em vez de ele sentir-se abatido ou refutar os comentários, orou a Deus. Em vez de rebater as críticas, buscou a Deus. Não lhes respondeu diretamente, mas pediu a Deus que ouvisse como o Seu povo estava sendo tratado e o defendesse (v.4). Após confiar suas preocupações a Deus, eles continuaram a reconstruir o muro “com entusiasmo” (v.6).

Podemos aprender com Neemias a não nos distrairmos com a crítica ao nosso trabalho. Ao sermos criticados ou ridicularizados, em vez de reagirmos com mágoa ou raiva, peçamos a Deus que nos defenda do desânimo, de modo a continuarmos a trabalhar com entusiasmo.

Refletir & Orar

Senhor, ajuda-me a avaliar as críticas, a confiar em ti e a continuar meu trabalho com entusiasmo.
Deus é a nossa melhor defesa contra a crítica.