Rostos

Bíblia em um ano: 2 Crônicas 30–31; João 18:1-18

…e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa… 2 Coríntios 3:18

Escritura de hoje:

Quando nossa neta Sarah era bem pequena, explicou-me que, quando a pessoa morre, “Só o seu rosto vai para o céu, não o corpo. Você ganha um corpo novo, mas fica com o mesmo rosto.” O conceito de Sarah sobre nosso estado eterno era um entendimento infantil, é claro, mas ela percebeu uma verdade essencial. […]

Quando nossa neta Sarah era bem pequena, explicou-me que, quando a pessoa morre, “Só o seu rosto vai para o céu, não o corpo. Você ganha um corpo novo, mas fica com o mesmo rosto.”

O conceito de Sarah sobre nosso estado eterno era um entendimento infantil, é claro, mas ela percebeu uma verdade essencial. De certo modo, nosso rosto é um reflexo visível de nossa alma invisível.

Minha mãe costumava dizer que, um dia, um olhar zangado poderia congelar em meu rosto. Ela era mais sábia do que pensava. Um semblante preocupado, boca raivosa, olhares maldosos podem revelar uma alma miserável. Por outro lado, olhares bondosos, expressão gentil, sorriso caloroso e acolhedor — apesar das rugas, manchas ou outros defeitos — se tornam marcas de transformação interna.

Não podemos fazer muito com relação ao rosto com o qual nascemos, mas podemos fazer algo sobre o tipo de pessoa que nos tornamos. Podemos orar por humildade, paciência, bondade, tolerância, gratidão, perdão, paz e amor (vv.22-26).

Pela graça de Deus, e a Seu tempo, que você e eu possamos amadurecer para alcançarmos a semelhança interna com nosso Senhor, uma semelhança refletida em um rosto bondoso. Como disse o poeta inglês John Donne (1572–1631), a idade se torna “mais adorável no último dia”.

Refletir & Orar

Senhor Jesus, a cada dia quero parecer mais contigo. Ajuda-me a cooperar com a obra que queres realizar em meu coração.
Não há nada igual à beleza de um coração amoroso.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais