E na verdade

Bíblia em um ano: 2 Crônicas 28–29; João 17

…com amor; ele se alegrará em vocês com gritos de alegria! 3:17

Escritura de hoje:

Anos atrás fui a um casamento entre pessoas de países diferentes. A mescla de culturas pode ser linda, mas essa cerimônia incluiu tradições cristãs e rituais de uma fé que adorava diversos deuses. O profeta Sofonias condenou a mistura de outras religiões com a fé no verdadeiro Deus (chamada de sincretismo). Judá tinha se tornado […]

Anos atrás fui a um casamento entre pessoas de países diferentes. A mescla de culturas pode ser linda, mas essa cerimônia incluiu tradições cristãs e rituais de uma fé que adorava diversos deuses.

O profeta Sofonias condenou a mistura de outras religiões com a fé no verdadeiro Deus (chamada de sincretismo). Judá tinha se tornado um povo que se curvava em adoração ao verdadeiro Deus, mas que também confiava no deus Moloque (1:5). Sofonias descreveu a adoção da cultura pagã (v.8) e alertou que, por isso, Deus tiraria o povo de Judá de sua terra natal.

Porém Deus jamais deixou de amar o Seu povo. O Seu julgamento foi para mostrar-lhes que precisavam se voltar para Ele. Sofonias encorajou-os a buscar a justiça e viver com humildade (2:3). E o Senhor prometeu-lhes a restauração futura: “Naquele dia, reunirei vocês e os trarei para casa…” (3:20).

É fácil condenar exemplos de óbvio sincretismo como o casamento que assisti. Mas, na realidade, todos mesclamos facilmente a verdade de Deus com premissas de nossa cultura. Precisamos da orientação do Espírito Santo para confrontar nossas crenças com a Palavra de Deus e, então, firmar-nos nessa verdade com confiança e dedicação. Nosso Pai carinhosamente abraça quem o adora em espírito e em verdade (João 4:23,24).

Por:  Tim Gustafson

Refletir & Orar

Quando estou com problemas, para onde me volto? Minha fé está somente em Deus? O que eu preciso entregar-lhe hoje?
Deus está sempre pronto a perdoar e restaurar.