Uma nova comunidade

Bíblia em um ano: 1 Crônicas 10–12; João 6:45-71

Os que criam se reuniam num só lugar e compartilhavam tudo que possuíam. v.44

Escritura de hoje:

Maira, a filha de 5 anos de minha amiga Carmem, tem um jeito curioso de brincar. Ela mistura bonecas de tipos diferentes para formar uma nova comunidade. Em sua imaginação, devem estar juntas. Esse é o seu povo. Ela acredita que, quando elas estão juntas, são mais felizes, apesar dos diferentes tamanhos e formatos. A […]

Maira, a filha de 5 anos de minha amiga Carmem, tem um jeito curioso de brincar. Ela mistura bonecas de tipos diferentes para formar uma nova comunidade. Em sua imaginação, devem estar juntas. Esse é o seu povo. Ela acredita que, quando elas estão juntas, são mais felizes, apesar dos diferentes tamanhos e formatos.

A criatividade dela me lembra o propósito de Deus para a Igreja. No dia de Pentecostes, Lucas nos diz: “Naquela época, judeus devotos de todas as nações viviam em Jerusalém” (v.5). Embora fossem de diferentes culturas e falassem idiomas diversos, a chegada do Espírito Santo fez daquelas pessoas uma nova comunidade: a Igreja. A partir de então, seriam considerados um corpo, unificado pela morte e ressurreição de Jesus.

Os líderes desse novo corpo eram homens que Jesus reuniu durante Seu tempo na Terra — Seus discípulos. Se Jesus não os tivesse unido, possivelmente jamais se juntariam. E, agora, mais pessoas — “…cerca de três mil…” (v.41) — tinham se tornado seguidores de Cristo. Graças ao Espírito Santo, “compartilhavam tudo que possuíam” (v.44). Estavam dispostos a compartilhar o que tinham entre si.

O Espírito Santo continua a unir os grupos de pessoas. Talvez, nem sempre nos entendamos bem, nem entendamos de imediato uns aos outros. Mas, como cristãos, pertencemos um ao outro.

Refletir & Orar

Jesus, obrigado por morreres por nós e nos unir como um só povo na Tua Igreja.
O Espírito Santo transforma “nós”e “eles” em “um só Corpo”.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais