Lugar de espera

Bíblia em um ano: 2 Samuel 19–20; Lucas 18:1-23

Aquiete-se na presença do Senhor espere nele com paciência… Salmo 37:7

Escritura de hoje:

“Esperar o peixe fisgar, ou esperar o vento a pipa levantar. Ou esperar a noite de sexta… Todos estão só esperando” — ou algo assim, diz o Dr. Seuss, autor de muitos livros infantis. A vida é feita de esperas, porém Deus nunca está com pressa — ou assim parece. “Deus tem Seu tempo e […]

“Esperar o peixe fisgar, ou esperar o vento a pipa levantar. Ou esperar a noite de sexta… Todos estão só esperando” — ou algo assim, diz o Dr. Seuss, autor de muitos livros infantis.

A vida é feita de esperas, porém Deus nunca está com pressa — ou assim parece. “Deus tem Seu tempo e hora”, sugere um antigo ditado. Então esperamos.

Esperar é difícil. Torcemos os dedos, batemos os pés, sufocamos bocejos, damos longos suspiros e lidamos interiormente com a frustração. Por que tenho que viver com essa pessoa esquisita, esse emprego chato, essa conduta constrangedora, esse problema de saúde que não passa? Por que Deus não faz algo?

A resposta de Deus: “Espera um pouco e veja o que Eu farei”.

Esperar é um dos melhores professores da vida, com o qual aprendemos a virtude de… bem, esperar — esperar enquanto Deus age em nós e por nós. É na espera que desenvolvemos perseverança, a habilidade de confiar no amor e bondade de Deus, mesmo quando as coisas não estão acontecendo do nosso jeito (v.5).

Mas esperar não é uma renúncia melancólica e rancorosa. Podemos nos alegrar no Senhor enquanto esperamos (v.4). Mantemo-nos com esperança, sabendo que Deus nos livrará no devido tempo — neste mundo ou no próximo. Deus nunca está com pressa e Ele é sempre pontual.

Refletir & Orar

Senhor, sou grato por Tua amorosa presença. Ajuda-nos a aproveitar ao máximo o tempo de espera, confiando em ti e servindo-te.
Deus está conosco enquanto aguardamos por Seu agir.