Quando um sofre, todos sofrem

Bíblia em um ano: 1 Samuel 22–24; Lucas 12:1-31

Se uma parte sofre, todas as outras sofrem […], e se uma parte é honrada, todas as outras […] se alegram. v.26

Escritura de hoje:

Quando um colega de trabalho faltou por sentir dores muito fortes, todos no escritório ficaram preocupados. Após um dia no hospital e outro de cama, ele retornou e nos mostrou a fonte de sua dor: pedra nos rins. Olhando aquela pedra de recordação, gemi em solidariedade, lembrando o cálculo biliar que sofrera anos antes. A […]

Quando um colega de trabalho faltou por sentir dores muito fortes, todos no escritório ficaram preocupados. Após um dia no hospital e outro de cama, ele retornou e nos mostrou a fonte de sua dor: pedra nos rins. Olhando aquela pedra de recordação, gemi em solidariedade, lembrando o cálculo biliar que sofrera anos antes. A dor tinha sido excruciante.

Não é curioso que algo tão pequeno possa causar tamanha agonia a todo o corpo? De certa forma, é disso que o apóstolo Paulo fala: “Se uma parte sofre, todas as outras sofrem com ela” (v.26). Ao longo do capítulo 12, Paulo usou a metáfora do corpo para descrever os cristãos ao redor do mundo. Quando disse: “Deus estruturou o corpo” (v.24), referia-se ao Corpo de Cristo — todos os cristãos. Todos nós temos dons e papéis diferentes. Mas, como somos parte do mesmo corpo, se uma pessoa sofre, todos sofrem. Quando um cristão enfrenta perseguição, dor ou provações, sofremos como se estivéssemos sentindo essa dor.

A dor de meu colega o levou a buscar a ajuda que o seu corpo precisava. No Corpo de Cristo, a dor de alguém inflama a nossa compaixão e nos leva à ação. Podemos orar, dar uma palavra de encorajamento ou fazer o necessário para ajudar no processo de cura. É assim que a Igreja funciona.

Refletir & Orar

Senhor, por favor, concede a Tua paz àqueles que são perseguidos ou estão sofrendo. A Tua família é também a minha.
Como parte do Corpo de Cristo, quando um membro sofre — eu sofro também.