Força no sofrimento

Bíblia em um ano: 1 Samuel 10–12; Lucas 9:37-62

…Cristo sofreu por vocês. Ele é seu exemplo; sigam seus passos. v.21

Escritura de hoje:

Aos 18 anos, Samuel recebeu Jesus como Salvador e foi rejeitado pela família, que praticava uma fé diferente. Mas a comunidade cristã o recebeu, encorajando-o e também com recursos financeiros para sua educação. Mais tarde, quando o seu testemunho foi publicado numa revista, a perseguição se intensificou. No entanto, Samuel não se afastou: visitava a família […]

Aos 18 anos, Samuel recebeu Jesus como Salvador e foi rejeitado pela família, que praticava uma fé diferente. Mas a comunidade cristã o recebeu, encorajando-o e também com recursos financeiros para sua educação. Mais tarde, quando o seu testemunho foi publicado numa revista, a perseguição se intensificou.

No entanto, Samuel não se afastou: visitava a família sempre que podia e falava com o pai, apesar de os irmãos o impedirem de participar dos assuntos familiares. Quando o pai adoeceu, Samuel ignorou o desprezo deles e cuidou do pai, orando por sua melhora. Quando Deus curou o pai de Samuel, a família tornou-se mais receptiva. O testemunho amoroso suavizou a postura dos familiares e alguns se dispuseram a ouvir sobre Jesus.

Seguir a Cristo pode nos causar problemas. Pedro escreveu: “Porque Deus se agrada de vocês quando, conscientes da vontade dele, suportam com paciência o tratamento injusto” (v.19). Quando passamos por incômodos ou sofrimentos por causa de nossa fé, o fazemos porque Cristo sofreu em nosso lugar, deixando-nos o exemplo para seguirmos os Seus passos (v.21).

Jesus é o nosso exemplo no sofrimento. “Não revidou quando foi insultado, nem ameaçou se vingar quando sofreu, mas deixou seu caso nas mãos de Deus, que sempre julga com justiça” (v.23). Podemos pedir-lhe forças para seguir em frente.

Refletir & Orar

Senhor Jesus, ajuda-me a seguir o Teu exemplo.
Quando sofremos por Jesus, Ele nos sustenta na jornada.