Sabedoria antiga

Bíblia em um ano: DEUTERONÔMIO 5–7; MARCOS 11:1-18

A sabedoria pertence aos idosos, e o entendimento, aos mais velhos. Jó 12:12

Escritura de hoje:

Em 2010, um jornal de Singapura publicou uma reportagem com lições de vida de oito idosos. Começava assim: “O envelhecimento traz desafios à mente e ao corpo, mas, também, pode levar à expansão em outros territórios. Há abundância de conhecimento emocional e social; os cientistas começam a definir essas qualidades como sabedoria — a sabedoria dos […]

Em 2010, um jornal de Singapura publicou uma reportagem com lições de vida de oito idosos. Começava assim: “O envelhecimento traz desafios à mente e ao corpo, mas, também, pode levar à expansão em outros territórios. Há abundância de conhecimento emocional e social; os cientistas começam a definir essas qualidades como sabedoria — a sabedoria dos anciãos.”

De fato, os idosos sábios têm muito a ensinar sobre a vida. Mas, na Bíblia, conhecemos um rei recém-coroado que não reconheceu isso.

O rei Salomão acabara de morrer e a congregação de Israel foi a Roboão com uma demanda: pediram-lhe o alívio do trabalho e dos impostos que o pai dele, Salomão, exigia. Em troca, serviriam Roboão com lealdade (1 REIS 12:3).

O rei consultou os anciãos (v.6), porém rejeitou o conselho deles e aceitou a sugestão dos jovens que tinham crescido com ele (v.8). E aumentou ainda mais o fardo sobre o povo! Essa imprudência lhe custou a maior parte de seu reino.

Todos nós precisamos de conselhos que vêm com os anos de experiência, especialmente daqueles que andaram com Deus e ouviram os Seus conselhos. Pense na sabedoria acumulada que lhes foi concedida por Deus! Eles têm muito a compartilhar sobre o Senhor. Vamos procurá-los e ouvir atentamente à sua sabedoria.

Por:  Poh Fang Chia

Refletir & Orar

Obrigado, Senhor, pelos mais idosos e mais sábios que colocaste em minha vida. Ajuda-me a aprender com eles e a acatar os Teus santos conselhos.
Evite os erros da juventude, e leve em consideração a sabedoria dos idosos.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais