O problema com o orgulho

Bíblia em um ano: LEVÍTICO 4–5; MATEUS 24:29-51

O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda. v.18

Escritura de hoje:

As pessoas que alcançam grande fama ou reputação em vida costumam ser chamadas de “lendas de seu tempo”. Um amigo que jogou beisebol profissional diz que, no mundo dos esportes, conheceu muitos que eram apenas “lendas em sua própria mente”. O orgulho tem a capacidade de alterar como nos vemos a nós mesmos, enquanto a […]

As pessoas que alcançam grande fama ou reputação em vida costumam ser chamadas de “lendas de seu tempo”. Um amigo que jogou beisebol profissional diz que, no mundo dos esportes, conheceu muitos que eram apenas “lendas em sua própria mente”. O orgulho tem a capacidade de alterar como nos vemos a nós mesmos, enquanto a humildade nos oferece uma perspectiva realista.

O escritor de Provérbios disse: “O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda” (16:18). O espelho da presunção reflete uma imagem distorcida. A autoexaltação nos posiciona para a queda.

O antídoto ao veneno da arrogância é a humildade verdadeira que vem de Deus. “É melhor viver humildemente com os pobres que repartir o despojo com os orgulhosos” (v.19).

Então Jesus os reuniu e disse: “…Quem quiser ser o líder entre vocês, que seja servo, e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que se torne escravo. Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (MATEUS 20:26-28).

Não há nada de errado em receber elogios por conquistas e sucesso. O desafio é manter a atenção naquele que nos chama a segui-lo dizendo: “…sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma” (11:29).

Refletir & Orar

Senhor Jesus, dá-nos a Tua humildade ao interagirmos com os outros hoje. Que possamos honrar-te em tudo o que fizermos e dissermos.
A verdadeira humildade vem de Deus.