Um Deus irado?

Bíblia em um ano: GÊNESIS 31–32; MATEUS 9:18-38

… Javé! O Senhor! O Deus de compaixão e misericórdia! v.6

Escritura de hoje:

Ao estudar mitologia, impressionei-me com o quanto os deuses se irritavam e se iravam facilmente. As pessoas que eram objetos dessa ira tinham suas vidas destruídas por mero capricho. Eu zombava delas, questionando-me como alguém poderia acreditar neles. Mas me perguntei: Será que a minha visão do verdadeiro Deus é muito diferente? Não acredito que […]

Ao estudar mitologia, impressionei-me com o quanto os deuses se irritavam e se iravam facilmente. As pessoas que eram objetos dessa ira tinham suas vidas destruídas por mero capricho.

Eu zombava delas, questionando-me como alguém poderia acreditar neles. Mas me perguntei: Será que a minha visão do verdadeiro Deus é muito diferente? Não acredito que Ele se irrita fácil sempre que duvido dele? Infelizmente, sim.

Por isso, aprecio o pedido de Moisés a Deus para mostrar a Sua glória (33:18). Tendo sido escolhido para liderar um grande grupo de pessoas que resmungou contra ele, Moisés queria certificar-se de que Deus o ajudaria com esta enorme tarefa. Seu pedido foi recompensado pela demonstração da glória de Deus. O Senhor anunciou a Moisés o Seu nome e Suas características. Ele diz que é o Deus de compaixão e misericórdia! Lento para irar-se e cheio de amor e fidelidade (v.6).

Este versículo lembrou-me de que Deus não é impulsivo, alguém que repentinamente golpeia com ira. Isso é reconfortante, especialmente quando lembro das vezes que me referi a Ele com impaciência ou críticas. Além disso, o Senhor age continuamente para me tornar mais semelhante a Ele mesmo.

Podemos ver Deus e Sua glória em Sua paciência conosco, na palavra encorajadora de um amigo, num belo pôr do sol ou, melhor de tudo, no sussurro do Espírito Santo em nosso interior.

Refletir & Orar

Deus Pai, estou grato por seres sempre compassivo, perdoador e fiel.
Embora nós, muitas vezes, mudemos, Deus jamais muda.