À medida que os dias passam, tenho dores nas articulações, especialmente quando o tempo esfria. Alguns dias, sinto-me menos como uma conquistadora e mais como alguém conquistada pelos desafios de se tornar idosa.

Por isso, meu herói agora é o idoso Calebe — o antigo espião enviado por Moisés para explorar Canaã, a Terra Prometida (Números 13–14). Após os outros espias darem um relatório desfavorável, Calebe e Josué foram os únicos espiões, dentre os doze, que Deus permitiu entrar em Canaã. Chegou a hora de Calebe receber sua porção de terra (Josué 14). Mas havia inimigos ainda para expulsar. Não contente em se aposentar e deixar a batalha para a geração mais jovem, Calebe declarou: “…ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o Senhor, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu” (v.12).

O Senhor será comigo. Pensar dessa maneira o deixou pronto para a batalha. Ele se concentrou no poder de Deus, não em seu próprio, nem em sua idade. Deus o ajudaria no que fosse necessário.

A maioria de nós não pensa em fazer algo grandioso quando alcançamos uma determinada idade. Mas ainda podemos fazer grandes coisas para Deus, não importa quantos anos tenhamos. Quando as oportunidades como as de Calebe surgirem em nosso caminho, não as coloquemos ao lado. Com o Senhor nos ajudando, podemos conseguir!