O astronauta Bill Anders, tripulante da Apollo 8, em 1968, descreveu a visão da paisagem lunar, enquanto orbitava ao redor da Lua. Descreveu-a como “um horizonte de mau agouro, pouco atraente para o futuro.” Em seguida, a tripulação se revezou na leitura de Gênesis 1:1-10 para o mundo que os assistia. Após o comandante Frank Borman terminar de ler o versículo 10: “E Deus viu que o que havia feito era bom”, ele despediu-se com as palavras: “Deus abençoe todos vocês, todos vocês na boa Terra.

O capítulo de abertura da Bíblia insiste em dois fatos:

A criação é obra de Deus. A frase “E disse Deus…” ressoa por todo o capítulo. O magnífico mundo em que vivemos é o resultado do Seu trabalho criativo. Tudo que se segue na Bíblia reforça essa mensagem de Gênesis 1. Por trás de toda a história, há a presença de Deus.

A criação é boa. Outra frase ressoa suavemente, como um sino, ao longo de todo este capítulo. “E viu Deus que isso era bom.” Muita coisa mudou desde o primeiro momento da criação. Gênesis 1 descreve o mundo como Deus o queria, antes de qualquer deterioração. Qualquer beleza que vemos na natureza hoje, é uma leve lembrança do estado primitivo que Deus criou.

Os astronautas da Apollo 8 viram a Terra como um círculo colorido brilhante pendurado sozinho no espaço. Parecia impressionantemente bonito e ao mesmo tempo frágil. Parecia o cenário de Gênesis 1.