Esse sorriso famoso


Bíblia em um ano: Jeremias 32–33; Hebreus 1


A esperança dos justos é alegria… Provérbios 10:28


Escritura de hoje:

Quando minha esposa e eu visitamos o museu do Louvre, em Paris, liguei para a nossa neta de 11 anos, e disse-lhe que estava vendo a famosa Mona Lisa de Leonardo Da Vinci. Ela me perguntou: “Ela está sorrindo?”


Quando minha esposa e eu visitamos o museu do Louvre, em Paris, liguei para a nossa neta de 11 anos, e disse-lhe que estava vendo a famosa Mona Lisa de Leonardo Da Vinci. Ela me perguntou: “Ela está sorrindo?”

Não é esse o grande questionamento sobre este quadro? Mais de 600 anos depois de Da Vinci ter registrado este sorriso em óleo, ainda não sabemos se ela estava sorrindo ou não. Embora extasiados com a beleza da pintura, não temos a certeza se Mona Lisa está realmente sorrindo.

O “sorriso” é parte intrigante da pintura. Mas, na verdade o sorriso importa realmente? O sorriso está mencionado na Bíblia? Na verdade, essa palavra aparece menos de cinco vezes nas Escrituras, e nunca como algo que nos é dito para fazermos. No entanto, a Bíblia nos sugere uma atitude que acaba em sorrisos, e essa palavra é a alegria. Ela aparece muitas vezes, e lemos: “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta…”, Davi fala isso à medida que pensa no Senhor (v.7). Devemos exultar no Senhor (Salmo 33:1); os estatutos de Deus são a alegria do nosso coração: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (119:111); e estamos alegres porque “…grandes coisas fez o Senhor por nós” (126:3).

A alegria que Deus nos concede, certamente, provoca um sorriso em nossa face.

Por:  Dave Branon

Refletir & Orar

A esperança no coração 
coloca um sorriso no rosto.