Qual é o nome do seu pai?


Bíblia em um ano: Provérbios 22–24; 2 Coríntios 8


Mas a todos quantos o receberam, 
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus… v.12


Escritura de hoje:

Comprei meu celular no Oriente Médio e, nessa ocasião, perguntaram meu nome, nacionalidade e endereço. E em seguida também o nome do meu pai. Surpresa, questionei-me por que isso seria importante ali. Sabendo que o nome do meu pai não seria importante para essa compra em minha cultura, mas lá isso era necessário para estabelecer a minha identidade. Em algumas culturas, a ascendência é importante.


Comprei meu celular no Oriente Médio e, nessa ocasião, perguntaram meu nome, nacionalidade e endereço. E em seguida também o nome do meu pai. Surpresa, questionei-me por que isso seria importante ali. Sabendo que o nome do meu pai não seria importante para essa compra em minha cultura, mas lá isso era necessário para estabelecer a minha identidade. Em algumas culturas, a ascendência é importante.

Os israelitas acreditavam na importância da ascendência também. Eles estavam orgulhosos do seu patriarca Abraão, e achavam que ser parte do clã de Abraão os tornava filhos de Deus. Sua ascendência humana estava ligada, na opinião deles, à sua família espiritual.

Centenas de anos depois, quando Jesus falava aos judeus, Ele demonstrou que isso não era assim. Eles poderiam dizer que Abraão era seu antepassado terrestre, mas se eles não amassem Jesus, o enviado pelo Pai — não faziam parte da família de Deus.

O mesmo se aplica hoje. Não escolhemos nossa família humana, mas podemos decidir a família espiritual a qual pertencemos. Se cremos no nome de Jesus, Deus nos concede o direito de nos tornarmos Seus filhos (João 1:12).

Quem é o seu Pai espiritual? Você já decidiu seguir a Jesus? Permita que este seja o dia de você confiar em Jesus para o perdão de seus pecados e tornar-se parte da família de Deus.

Por:  Keila Ochoa

Refletir & Orar

Deus é o nosso Pai Eterno.