Meu treinamento para a corrida de longa distância estava indo mal, e a última corrida tinha sido particularmente decepcionante. Andei a metade do tempo e tive até que sentar em certo momento. Parecia que eu tinha falhado num miniteste.

Então, lembrei-me de que este era o ponto central do treinamento. Não era um teste para passar, nem para obter classificação. Pelo contrário, eu simplesmente tinha que praticar, e repetir, para melhorar a minha resistência.

Talvez você se sinta mal por um julgamento que esteja enfrentando. Deus permite que passemos por esses testes para fortalecer nossos músculos espirituais e resistência. Ele nos ensina a confiar nele, e nos purifica para sermos santos, para que nos tornemos mais semelhantes a Cristo.

Não é de admirar que o salmista pudesse louvar a Deus por provar os israelitas através do fogo e da água (vv.10-12), quando sofriam na escravidão e no exílio. Deus não só os preservou e os trouxe para um lugar de grande abundância, mas nesse processo, também os purificou.

À medida que passarmos por provações, podemos confiar em Deus para obter força e perseverança. Ele está nos refinando nos momentos mais difíceis.