O destacado reverendo alemão, Martin Niemöller, passou quase 8 anos em campos de concentração nazistas por ter se oposto abertamente a Hitler. Na véspera do Natal de 1944, Niemöller disse essas palavras de esperança aos demais prisioneiros de Dachau: “Meus caros amigos, neste Natal busquemos, no Bebê de Belém, Aquele que veio a nós para suportar conosco todo fardo pesado que está sobre nós. O próprio Deus construiu uma ponte entre Ele e nós! Um alvorecer do alto nos visitou!”.

No Natal, acolhemos a boa notícia de que, em Cristo, Deus veio a nós onde quer que estejamos e eliminou o abismo entre nós. Ele invade a nossa prisão de trevas com a Sua luz e tira o fardo de tristeza, culpa ou solidão que pesa sobre nós.

Naquela gélida véspera de Natal na prisão, Niemöller compartilhou essa boa notícia: “Do brilho que envolveu os pastores, um raio brilhante será lançado na nossa escuridão”. Suas palavras nos lembram do profeta Isaías, que disse profeticamente: “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz” (Isaías 9:2).

Independentemente de onde estejamos hoje, Jesus encheu o nosso mundo tenebroso com Sua alegria e luz!