Ouvindo a Deus

Bíblia em um ano: Jeremias 20–21; 2 Timóteo 4

…[Samuel] respondeu: Fala, porque o teu servo ouve. v.10

Escritura de hoje:

Eu me sentia como se estivesse submersa; os sons eram abafados e emudecidos por um resfriado e alergias. Durante semanas, lutei para ouvir com clareza. Meu estado de saúde me fez perceber o quanto confio em minha audição.

Eu me sentia como se estivesse submersa; os sons eram abafados e emudecidos por um resfriado e alergias. Durante semanas, lutei para ouvir com clareza. Meu estado de saúde me fez perceber o quanto confio em minha audição.

O jovem Samuel, no templo, deve ter ficado a imaginar sobre o que estava ouvindo ao esforçar-se para acordar aos chamados de seu nome (1 Samuel 3:4). Três vezes ele se apresentou diante de Eli, o sumo sacerdote. Somente na terceira vez Eli percebeu que era o Senhor falando a Samuel. A palavra do Senhor era rara naquele tempo (v.1) e o povo não estava em sintonia com a Sua voz. Mas Eli instruiu Samuel sobre como responder (v.9).

O Senhor fala muito mais agora do que nos dias de Samuel. A carta aos Hebreus nos diz: “Havendo Deus, outrora, falado […] aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho…” (1:1,2). E, em Atos 2, lemos sobre a vinda do Espírito Santo no Pentecostes (vv.1-4), para nos orientar sobre o que Cristo nos ensinou (João 16:13). Mas precisamos aprender a ouvir a Sua voz e a responder em obediência. Assim como eu com meu resfriado, podemos ouvir como se estivéssemos submersos. Precisamos testar o que pensamos ser a orientação do Senhor com a Bíblia e com outros cristãos maduros. Como filhos amados de Deus, nós ouvimos a Sua voz. Ele ama pronunciar vida sobre nós.

Refletir & Orar

O Senhor fala aos Seus filhos, mas nós precisamos discernir a Sua voz.