Encaminhe a Deus

Bíblia em um ano: Números 34–36; Marcos 9:30-50

Inclina, ó Senhor, o ouvido e ouve; abre, Senhor, os olhos e vê… v.16

Escritura de hoje:

A ntes de existirem telefones, e-mails e telefones celulares, o telegrama era, habitualmente, o meio mais rápido de comunicação. Mas só as notícias importantes eram enviadas via telegrama, e estas costumavam ser ruins. Daí o ditado “O entregador de telegramas sempre traz más notícias.”

Antes de existirem telefones, e-mails e telefones celulares, o telegrama era, habitualmente, o meio mais rápido de comunicação. Mas só as notícias importantes eram enviadas via telegrama, e estas costumavam ser ruins. Daí o ditado “O entregador de telegramas sempre traz más notícias.”

Era tempo de guerra em Israel quando Ezequias era o rei de Judá. Senaqueribe, rei da Assíria, havia invadido e capturado as cidades de Judá. Na sequência, ele enviou uma carta a Ezequias, um “telegrama” de más notícias, instando-o à rendição. Ezequias descreveu o momento como “…dia de angústia, de disciplina e de opróbrio…” (2 Reis 19:3).

Com provocações e zombarias, Senaqueribe se gabava de suas campanhas militares passadas, menosprezando o Deus de Israel e ameaçando de caos (vv.11-13). Naquele momento terrível, o rei Ezequias fez algo incomum com a carta de más notícias: “…subiu à Casa do Senhor, estendeu-a perante o Senhor” (v.14). Ele orou fervorosamente, reconhecendo o poder de Deus sobre a situação sombria deles (vv.15-19). Deus interveio de maneira poderosa (vv.35,36).

As más notícias podem nos atingir a qualquer hora. Nesses momentos, o ato de Ezequias é um bom exemplo a seguir. Estenda a notícia diante do Senhor em oração e ouça a Sua garantia: “…Eu te ouvi” (v.20).

Por:  204894

Refletir & Orar

A oração é o grito impotente do filho ao ouvido atento do Pai.