Um amigo meu, vaqueiro criado numa fazenda do interior, tem vários provérbios pitorescos. Um dos meus favoritos é: “Não é preciso muita água para fazer um bom café.” E quando alguém laça um boi grande demais para lidar ou está com algum tipo de problema, meu amigo grita: “Segure tudo o que você tem!”, significando “A ajuda está a caminho! Não solte!”

No livro de Apocalipse, encontramos as cartas para “as sete igrejas da província da Ásia” (capítulos 2 e 3). Estas mensagens de Deus estão cheias de encorajamento, repreensão e desafio, e nos falam hoje como falaram aos seus destinatários no primeiro século.

Nessas cartas, encontramos duas vezes a frase “conserva o que tens”. O Senhor disse à igreja de Tiatira: “…conservai o que tendes, até que eu venha” (2:25). E à igreja em Filadélfia Ele disse: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (3:11). Em meio a grandes provações e oposição, aqueles cristãos se agarraram às promessas de Deus e perseveraram na fé.

Quando as nossas circunstâncias são difíceis e as tristezas superam as alegrias, Jesus nos chama a atenção dizendo: “Segure tudo o que você tem! A ajuda está a caminho!” E com essa promessa, podemos nos manter com fé e nos alegrar.