Dois irmãos rebeldes

Bíblia em um ano: Ezequiel 30–32, 1 Pedro 4

…era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu… v.32

Escritura de hoje:

A história do filho pródigo é na realidade a história de dois irmãos rebeldes e de seu pai amoroso. É uma história universal que representa cada membro da raça humana.

A história do filho pródigo é na realidade a história de dois irmãos rebeldes e de seu pai amoroso. É uma história universal que representa cada membro da raça humana.

Não consigo me identificar totalmente com o filho pródigo. Para mim, viver de modo irresponsável é algo estranho. Mas a atitude de autojustiça do irmão mais velho, agora se reproduz em minha luta espiritual. O seu pecado talvez tenha sido mais sério do que um estilo de vida imoral, vivido abertamente. Estava escondido, mas foi fácil reconhecer, quando veio à tona.

Aqui estão suas características: ele escolheu a ira no lugar da aceitação (Lucas 15:28). Afastou-se e não quis entrar (v.28), dizendo a seu pai: “esse teu filho” (v.30), em vez de chamá-lo de “meu irmão”. Vemos claramente que ele não havia experimentado o milagre da graça.

Contudo, o pai amava ambos os filhos incondicionalmente. Com o filho pródigo, o pai correu-lhe ao encontro dando as boas-vindas. E com o mais velho, “procurava conciliá-lo” (v.28). Não houve uma repreensão áspera, apenas alegria pelo filho mais novo e um coração que também ansiava pelo filho mais velho. Que imagem maravilhosa de como Deus nos busca com tanta graça!

Qual dos dois filhos você representa? De que maneira você tem recebido o amor imensurável de seu Pai celestial?

Refletir & Orar

O amor de Deus transforma filhos pródigos em santos preciosos.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais