Lições de Jonas

Bíblia em um ano: Salmos 79–80, Romanos 11:1-18

…Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu… Jonas 2:2

Escritura de hoje:

A história de Jonas é uma das mais discutidas e um dos relatos mais fascinantes da Bíblia. Mas de todos os debates, uma coisa é certa: Jonas fez uma séria análise de alma naquele malcheiroso hotel subaquático.

A história de Jonas é uma das mais discutidas e um dos relatos mais fascinantes da Bíblia. Mas de todos os debates, uma coisa é certa: Jonas fez uma séria análise de alma naquele malcheiroso hotel subaquático.

Todos nós podemos nos identificar com ele. Algumas vezes, a vida simplesmente vai mal. Quando isso ocorre, como Jonas, precisamos nos fazer algumas perguntas difíceis.

Existe algum pecado em minha vida? À luz da desobediência evidente de Jonas, Deus teve que fazer algo drástico para chamar a sua atenção e conduzi-lo ao arrependimento.

O que posso aprender dessa situação? As pessoas más de Nínive eram inimigas do povo de Deus. Jonas achou que eles deveriam ser julgados e não deveriam ter uma segunda chance. É óbvio que ele precisava aprender uma lição: compartilhar a compaixão de Deus pelos perdidos.

Posso demonstrar a glória de Deus nessa situação? Muitas vezes, não se trata do nosso próprio sofrimento, mas de as pessoas verem o poder de Deus, operando em meio a nossa fraqueza. O profeta encontrou-se em situação desesperadora, mas Deus o usou para que conduzisse uma nação pagã ao arrependimento.

Da próxima vez que você se encontrar numa situação limite como a que esse profeta enfrentou “no ventre de uma baleia”, não esqueça de questionar qual deve ser a sua atitude.

Por:  Joe Stowell

Refletir & Orar

Aprendemos lições na escola do sofrimento.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais