Prostrados

Bíblia em um ano: Jó 32–33, Atos 14

Escritura de hoje:

Os antigos gregos e romanos se negavam a ajoelhar-se como parte de sua adoração. Eles diziam que ajoelhar-se era algo indigno para um homem livre, inadequado para a cultura da Grécia e apropriado somente para os bárbaros. Os eruditos Plutarco e Teofrasto consideravam que ajoelhar-se era uma demonstração de superstição. Aristóteles chamou-o de uma forma incivilizada […]

Os antigos gregos e romanos se negavam a ajoelhar-se como parte de sua adoração. Eles diziam que ajoelhar-se era algo indigno para um homem livre, inadequado para a cultura da Grécia e apropriado somente para os bárbaros. Os eruditos Plutarco e Teofrasto consideravam que ajoelhar-se era uma demonstração de superstição. Aristóteles chamou-o de uma forma incivilizada de comportamento. Todavia, essa crença nunca foi considerada assim pelo povo de Deus.

No Salmo 95:6, o salmista mostrou que ajoelhar-se expressava uma profunda reverência a Deus. Nesse versículo, ele usou três palavras hebraicas diferentes para dizer qual deveria ser a atitude e posição de um adorador.

Primeiro, usou a palavra adoração, que significa cair prostrado como sinal de honra ao Senhor, e com outro significado, lealdade a Deus. A segunda palavra usada foi prostrar-se. Isso significa abaixar-se até os joelhos de alguém, demonstrando respeito e adoração ao Senhor. Depois usou a palavra ajoelhar-se, que significa estar de joelhos, dando louvor a Deus.

Conforme o salmista, ajoelhar-se na presença de Deus é um sinal de reverência e não uma forma de comportamento rude. Mas o importante não é apenas nossa posição física — e sim a atitude humilde do coração.

Refletir & Orar

Nossa atitude na adoração é muito mais importante do que a posição em que adoramos.