Deus nos deu um presente incrível — o mundo maravilhoso no qual vivemos. Todavia, ao compartilharmos naturalmente este planeta com tantas outras pessoas, corremos o risco de ver toda a sua beleza diminuir e os seus recursos escoarem.

Como temos todos os direitos de usar os recursos que Deus colocou na terra, também precisamos reconhecer nossa responsabilidade em respeitá-la como sendo dele e preservar os seus recursos para as gerações futuras.

No livro de Gênesis, o Senhor disse a Adão (e, num sentido mais amplo, a todos nós): “para [jardim do Éden] o cultivar e o guardar” (2:15). Como não sabemos quando Jesus voltará, não seremos bons despenseiros se deixarmos nossos filhos e netos sem os recursos que Deus providenciou para eles também.

Quem sabe achamos que nossos esforços individuais de preservar o mundo de Deus não são valiosos? Mas todos nós podemos colaborar juntos e cada um pode fazer a sua parte. Comprar e consumir menos, simplificar, reparar em vez de substituir, usar novamente e reciclar são todas boas práticas de cuidado.

Uma maneira pela qual podemos testemunhar de nosso amor por Deus e expressar nossa gratidão pelo que Ele fez é administrar e cuidar da terra e de tudo o que ela oferece. Até a volta do Senhor, usemos nosso mundo de forma sábia.