Quando Bill Husted compareceu a sua quadragésima reunião com colegas de escola, havia duas reuniões de ex-alunos no mesmo prédio naquele dia, e ele estava na sala errada.

Husted escrevia sobre tecnologia para um jornal, e usava essa experiência para ilustrar uma de suas afirmações sobre a resolução de problemas de informática: Observe primeiro o óbvio. Antes de trocar a placa de som, assegure-se de que o controle de volume não esteja baixo. Se o modem não estiver funcionando, verifique se está conectado.

“Observar primeiro o óbvio” pode ser um bom princípio para acabar também com os problemas espirituais. A carta aos Colossenses 3:12-17 enumera uma dúzia de qualidades espirituais que são evidências de uma alma saudável. Dentre elas se destacam: a compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência, perdão, amor e gratidão.

Antes de criticar nossa igreja ou outros grupos cristãos, devemos pedir que o Senhor nos revele os nossos próprios defeitos. Antes de desligar os fios dos relacionamentos, devemos observar se a paciência e o perdão estão conectados em nosso coração.

É bom olhar para o nosso interior — verificar primeiro o óbvio — mesmo quando acharmos que todos os nossos problemas são causados pelos outros.