Pão para o dia seguinte

Bíblia em um ano: Esdras 9–10, Atos 1

…o pão nosso de cada dia dá-nos hoje. v.11

Escritura de hoje:

Há pouco tempo, viajei para a República Democrática do Congo para liderar uma conferência bíblica. Vi a beleza da Floresta Nyungwe e do rio Ruzizi, que separa o Congo de Ruanda. Experimentei a maravilhosa hospitalidade das pessoas do Congo, e fiquei emocionado com a fé sincera do povo em relação a provisão divina.

Há pouco tempo, viajei para a República Democrática do Congo para liderar uma conferência bíblica. Vi a beleza da Floresta Nyungwe e do rio Ruzizi, que separa o Congo de Ruanda. Experimentei a maravilhosa hospitalidade das pessoas do Congo, e fiquei emocionado com a fé sincera do povo em relação a provisão divina.

O desemprego, pobreza e subnutrição são problemas sérios ali, e muitas vezes as pessoas não sabem de onde virá a próxima refeição. Assim, toda vez que se sentam para comer, agradecem a Deus e pedem que lhes dê a próxima refeição.

A oração dessas pessoas soa bastante semelhante à oração de Jesus, no evangelho de Mateus 6:11: “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje”. A palavra pão se refere a qualquer comida. E a palavra hoje indica a provisão que recebiam um dia de cada vez.

Muitos trabalhadores do primeiro século eram pagos diariamente, e assim alguns dias de enfermidade podiam significar uma tragédia. “Cada dia” podia ser traduzido como “para o próximo dia”. A oração, então, seria a seguinte: “Dá-nos hoje nosso pão para o próximo dia.” Tratava-se de uma oração urgente para aqueles que viviam do pouco que tinham todos os dias.

Essa oração conclama os cristãos em qualquer lugar a reconhecer que a nossa habilidade para trabalhar e poder comprar nossa comida vem da mão de Deus.

Refletir & Orar

Nossos problemas nunca dificultam a provisão de Deus.