Sei que não devo me preocupar, mas fico ansioso a respeito de tudo, até com uma nova situação em nossa família. Quando olho ao redor, não consigo deixar de sentir um pouco de ansiedade. Veja, minha esposa e eu soubemos recentemente que seremos avós, o que me levou a refletir sobre o tipo de mundo em que nosso neto irá crescer.

Ele ou ela se formará no Ensino Médio em 2032. Quanto será o custo anual de uma boa universidade? Se ainda existir petróleo, quanto será o custo unitário de cada litro? Será que os padrões morais e éticos estarão fora de moda? E será que a igreja ainda terá algum impacto no mundo?

O futuro pode ser assustador. O desconhecido pode nos devastar, especialmente quando lutamos com o que já conhecemos. É por isso que precisamos confiar no que Deus prometeu.

Qualquer que seja a situação que nossos netos enfrentarão, eles poderão depender das promessas de Deus e pedir ajuda — independentemente dos problemas que existirão no mundo. Deus disse: “…De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5). E Jesus disse: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20).

Essas são grandes promessas com as quais podemos contar quando começarmos a nos preocupar sobre o futuro, seja ele o nosso ou das próximas gerações.