Uma amiga enviou-me um email que terminava com uma lista de pedidos de oração. Ela disse: “Estou mentalmente preocupada. Ore para que eu tenha paz. Espiritualmente, estou confusa, por isso ore para que eu tenha discernimento. Fisicamente, estou cansada, então ore para que eu tenha descanso. Emocionalmente, estou muito fraca. Ore por renovação de minhas forças.

Quando vi minha amiga, mais tarde, disse-lhe: “Fiz a oração MEFE por você”. Ela me olhou confusa, e então lhe contei que estava orando pelo bem-estar dela: mental, espiritual, físico e emocional. As Escrituras ilustram o cuidado de Deus em cada uma dessas áreas.

Mental: Deus promete percepção e sabedoria para aqueles que clamam a Ele (Provérbios 2:3-6; Tiago 1:5-7). Por meio da oração e da leitura da Palavra, podemos encontrar a paz divina.

Espiritual: Jesus orou pelos Seus discípulos: “Santifica-os na verdade…” (João 17:17). A verdade leva ao discernimento espiritual, eliminando a confusão.

Física: Pedro tinha uma necessidade física — ser liberto da prisão. Seus amigos oraram — e ele saiu (Atos 12:1-11). No cuidado de Deus, encontramos a segurança e o descanso (Salmo 16:9).

Emocional: Os salmistas pediam muitas vezes a Deus por alívio da aflição (4:1; 18:6; 107:6,7). Deus nos concede a esperança.

Você está enfrentando lutas? Peça a Deus por assistência mental, espiritual, física e emocional.