Fugindo de Deus

Bíblia em um ano: Êxodo 7–8, Mateus 15:1-20

Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis… v.3

Escritura de hoje:

Por que as pessoas fogem de Deus? Por causa de ira, decepção, desespero, desobediência ou uma rede de rebelião tecida por nossos próprios desejos?

Por que as pessoas fogem de Deus? Por causa de ira, decepção, desespero, desobediência ou uma rede de rebelião tecida por nossos próprios desejos?

O livro de Jonas retrata um profeta que rejeitou o chamado de Deus de proclamar a Sua palavra ao povo de Nínive. No primeiro capítulo (vv.3,10), Jonas teve a intenção de ir para Társis, para fugir do Senhor. Ele sabia para onde estava indo e o porquê. Depois de ser-lhe dada uma segunda chance (3:1,2), Jonas anunciou a mensagem de Deus — mas reagiu com ira quando o Senhor poupou a cidade arrependida (3:10–4:2).

O livro termina quando o Senhor fala a Jonas sobre a compaixão que teve: “…e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive…?” (4:11). Mas não há qualquer indicação de que o profeta contrariado mudou de atitude. O povo de Nínive se arrependeu; Jonas não.

A história de Jonas deve nos motivar a sermos honestos em relação aos nossos sentimentos com Deus. Estamos abrigando ressentimento por sua complacência com pessoas, as quais achamos que merecem ser julgadas? Esquecemo-nos de que Deus nos perdoou? Estamos dispostos a obedecer ao Seu chamado e deixar o resultado com Ele?

A história de Jonas aclara nossas reações com Deus e mede nossa disposição em confiar nele quando não conseguimos compreender os Seus caminhos.

Refletir & Orar

Quem mais confia em Deus — melhor o agrada.