Amani, que significa “paz” na língua suaíli, do Quênia, é o nome de um cão labrador que tem alguns amigos especiais. Amani mora com duas jovens chitas (guepardos) num zoológico americano. Os zoólogos colocaram os animais juntos para que as chitas aprendessem os modos descontraídos de Amani. Considerando que cães são geralmente tranquilos em locais públicos, os especialistas antecipam que Amani será uma “influência serena” na vida das chitas à medida que crescerem juntos.

Davi foi uma influência que trazia calma à vida do rei Saul quando um “espírito maligno” o atormentava (1 Samuel 16:14). Quando os servos de Saul souberam de seu problema, pensaram que a música poderia aliviar sua angústia. Um servo convocou Davi, que era um harpista habilidoso. Sempre que o rei ficava perturbado, Davi tocava a harpa. “…então, Saul sentia alívio e se achava melhor…” (v.23).

Ansiamos por refrigério e bem-estar quando somos acometidos por raiva, medo ou tristeza. O Deus da Bíblia é um “Deus de paz” (Hebreus 13:20,21), Aquele que dá o Espírito Santo a todos que creem nele. Quando estamos agitados ou ansiosos podemos nos lembrar de que o Espírito de Deus produz poder, amor e autocontrole (2 Timóteo 1:7). A influência de Deus em nossas vidas pode criar um efeito calmante — efeito que leva ao consolo e completude.