No livro Shane, se forma uma amizade entre Joe Starrett, um fazendeiro na fronteira americana, e Shane, um homem misterioso que faz uma pausa para descansar na casa de Starrett. Primeiro os homens criaram um vínculo conforme trabalhavam juntos para remover um enorme tronco de árvore do terreno de Joe. O relacionamento se aprofunda quando Joe resgata Shane de uma luta e este ajuda Joe a reparar e proteger a fazenda. Os homens compartilhavam um senso de respeito mútuo e lealdade que reflete o que as Escrituras dizem: “Melhor é serem dois do que um […]. Porque se caírem, um levanta o companheiro…” (Eclesiastes 4:9,10).

Jônatas e Davi foram também modelos desse princípio. As circunstâncias testaram sua amizade quando Davi suspeitou que o rei Saul o queria morto. Jônatas duvidou, mas Davi sabia que era verdade (1 Samuel 20:2,3). Em dado momento, decidiram que Davi se esconderia num campo enquanto Jônatas questionaria seu pai sobre o assunto. Quando o intento mortal de Saul ficou claro, os amigos choraram juntos e Jônatas abençoou Davi enquanto ele fugia (v.42).

Você tem em Jesus um amigo genuíno, se já aceitou a Sua oferta de salvação — um amigo que é sempre leal; que o ergue quando você tropeça. Ele lhe demonstrou o maior amor que um amigo pode ter por outro — amor que o levou a sacrificar Sua vida por você (João 15:13).