As aeronaves comerciais são equipadas com duas caixas que registram os dados de voo; as caixas-pretas. Uma delas registra o desempenho e a condição da aeronave em voo; a outra registra a conversação da tripulação com os controladores de tráfego aéreo em solo. Estas caixas são feitas para suportar temperaturas extremas e são equipadas com sinalizadores subaquáticos que emitem sons para a superfície. Após a queda de uma aeronave, estas caixas são resgatadas e seus dados são cuidadosamente analisados para determinar a causa da queda. Os especialistas em segurança de voo desejam aprender com os erros do passado, dentre outras coisas, para que não se repitam.

Como cristãos, nós também devemos buscar os erros do passado e aprender com eles. Paulo, por exemplo, aludiu a alguns dos erros cometidos pelos israelitas em sua jornada do Egito a Canaã. Ele escreveu que, por Deus não ter se agradado deles, muitos morreram no deserto (1 Coríntios 10:5). Continuando, Paulo explicou que “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado” (v.11).

A Palavra inspirada por Deus é escrita para nos instruir para a vida (2 Timóteo 3:16-17). Agradecemos ao Senhor pela orientação da Sua Palavra.