Salmo 84:1-4 – Como é agradável o lugar de tua habitação, ó Senhor dos Exércitos! Sinto desejo profundo, sim, morro de vontade de entrar nos pátios do Senhor. Com todo o meu coração e todo o meu ser, aclamarei ao Deus vivo. Até o pardal encontra um lar, e a andorinha faz um ninho e cria seus filhotes perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus! Como são felizes os que habitam em tua casa, sempre cantando louvores a ti!

 

Qual é a diferença entre “habitar” e “visitar”? Visitar sugere algo breve; o visitante está ciente de que em breve precisará sair.

  Já habitação sugere algo permanente; quando habitamos, nos acomodamos e nos sentimos confortáveis – se sairmos, sempre pretendemos voltar.

  Este é o convite de Deus para nós em Sua Palavra; não apenas para visitá-lo, mas para habitar em Sua presença. Aqui encontramos tudo o que os nossos corações e almas sempre ansiaram. Assim como as aves do céu fazem suas casas em ninhos, não precisamos ser surpreendidos pela tempestade e vendaval, pois também temos um lar. Aqui mesmo, habitando na abençoada presença de nosso Senhor.

  Venha, neste dia, e desfrute de habitar com Deus. Não há necessidade de se apressar; pois quando você descansa nele, está em casa. Lembre-se do que o salmista diz: “Um só dia em teus pátios é melhor que mil dias em qualquer outro lugar. Prefiro ser porteiro da casa de meu Deus a viver na morada dos perversos. Pois o Senhor Deus é nosso sol e nosso escudo; ele nos dá graça e honra…” (Salmo 84:10-11).

 

Oração final

Senhor Deus, perdoa-me por às vezes visitar-te em vez de habitar em Tua presença. Ajuda-me a desacelerar o amanhã e intencionalmente desfrutar de cada momento contigo momento com você.  Não há melhor lugar do que estar diante de ti. Quando me sentir tentado a apenas visitar-te e ir embora, lembra-me de que nada se compara a habitar na casa do meu Deus. Como é incrível ter livre acesso. Muito obrigado. Amém.

 

 

Reflexão

 

1) Você possui um desejo de “habitar” na presença de Deus, conforme descrito no Salmo 84? Explique sua resposta.

 

2) Como podemos desenvolver um anseio de habitar na presença de Deus? Podemos ajudar uns aos outros a ter o mesmo anseio? De que maneira?

 

3) Como habitamos na presença de Deus? Que papel a Bíblia e outros crentes desempenham nessa busca?