Como será o amanhã?

Certa vez um pesquisador colocou duas crianças — uma pessimista e a outra otimista — sozinhas em salas distintas, na busca por entender melhor a visão de mundo das pessoas. A pessimista ficou em uma sala colorida e cheia de brinquedos criativos… a otimista, em um cômodo cheio de palha.

A primeira criança brincou por algum tempo, mas logo foi até a porta pedindo para sair porque os brinquedos eram monótonos e se quebravam muito facilmente. A menina otimista também se dirigiu à porta, mas em vez de pedir para sair, solicitou uma pá. É claro que o pesquisador perguntou porque ela precisava de uma pá. Sua resposta foi: “Com toda essa palha por aqui, sei que deve haver um pônei em algum lugar dessa sala!”

Toda vez que um novo ano se inicia temos previsões sobre economia, política etc. Haverá guerras ou teremos paz? Pobreza ou prosperidade? Crescimento ou estagnação? Com certeza, há ocasião para grandes expectativas, planos para o futuro e, também, algum tipo de preocupação.

Como alimentar a esperança de que as coisas irão melhorar e seus familiares e amigos estarão em um mundo melhor e mais seguro? Como ser otimista, quando vemos tanta confusão em toda parte?

Paulo disse a Timóteo “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis […] os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste” (2 Timóteo 3:1,13,14).

Podemos ter certeza de que, independentemente do que vier a acontecer, o novo ano e as novas estações prometem trazer consigo coisas grandes e maravilhosas se confiarmos realmente que nosso Pai está no controle de nossa vida, planos e desejos de nosso coração.

Devemos nos lembrar de que Deus está sempre conosco, que Seu amor por nós não tem fim e pode nos dar a força de que precisamos para prosseguir em nossas resoluções e compromissos pessoais. Ele é nossa esperança — hoje, amanhã e para sempre!