As pessoas devem chamar o número 190 somente em caso de emergência, mas muitos não entendem ou não seguem essa norma. A polícia de emergência recebia chamadas de pessoas informando que seus aparelhos de TV não estavam funcionando, perguntando sobre a temperatura ou ainda querendo denunciar falsificação de identidade, contanto que permanecessem anônimas.

Muitas vezes imagino quantas de nossas orações por socorro não soam frívolas para Deus. É impossível saber; mas podemos ter a certeza de que em nossas necessidades, o Senhor não somente ouve os nossos clamores, mas Ele está junto de nós.

O Salmo 46 descreve tempos de grande calamidade, incluindo guerras e desastres da natureza. Entretanto, é uma canção de confiança que começa e termina com a mesma afirmação: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (v.11).

O Senhor está sempre em ação, realizando Seus propósitos — mesmo quando o mundo parece estar caindo aos pedaços. Ele nos diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (v.10).

Não precisamos ter medo. Quando clamamos por socorro, sabemos que Ele ouve e se aproxima de nós.